Acará-bandeira – Pterophyllum scalare


Pterophyllum scalare

Taxonomia

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Actinopterygii

Ordem: Perciformes

Família: Cichlidae

Género: Pterophyllum

À acará bandeira é um peixe tropical muito bonito originário da bacia amazônica, mas se espalhou pelos aquários de todo o Brasil devido as suas cores e sua grande nadadeira dorsal, características estas que encantam as pessoas. É um bom peixe para iniciantes pela sua relativa robusticidade (não tanto quanto o guppy) e boa aceitabilidade de alimentos.

Seu corpo tem formato triangular parecendo uma folha, diferente dos outros ciclídeos que costumam ser mais arredondados.

Sua temperatura ideal é entre 24°C - 29°C, e seu pH é entre 6,8-7 logo ela prefere água ácidas.


É uma espécie omnívora que pode se alimentar de pequenos animais como larvas de mosquitos, fitoplâncton, artêmias,e ração artificial entre outros alimentos.

Pterophyllum scalare

Reprodução

São peixes que formam casais, e desovam em superfícies largas principalmente folhas de plantas aquáticas, mas também podem desovar em outras superfícies como pedras, garrafas, pedaços de cano PVC e vários outros tipos de superfícies largas.

Os machos escolhem um território para seus ninhos e os defendem de outros peixes, então à fêmea escolhe um macho que defenda bem seu território e tenha um bom substrato para desova, após o casal se juntar eles defenderão juntos o seu território de predadores.

Quando a fêmea põe os ovos o macho é o que mais os defende, já quando as larvas saem dos ovos é à fêmea a que mais as protege, todo este cuidado parental assegura o sucesso reprodutivo da espécie.

Apresentam um leve dimorfismo sexual, difícil de identificar, os machos costumam ser maiores e possuem um “inchaço na testa” , já as fêmeas possuem a testa reta e abdome distendido.


Outras espécies de peixes:

japonês ou kinguios

Betta splendens

TAINHA

Cascudo-Hypostomus pusarum

Tamboata (Callichthys callichthys)

carpa-comum, Cyprinus carpio

LAMBARI DE RABO VERMELHO

Traíra

Barrigudinho (Poecília reticulata)

Acará

Acará-bandeira – Pterophyllum scalare

Tilápia tailandesa

Tilapia aurea

Tilápia moçambicana

TILÁPIA DO NILO

Marobá também chamado de jeju.


Pygocentrus nattereri



Posts recentes

Ver tudo

Acará

É um peixe de água doce de comportamento territorial e agressivo nativo da América do Sul, geralmente tem cerca de 11 centímetros com cores

  • Facebook
  • YouTube