Betta splendens


Betta splendens

Os bettas ou “peixe de briga”, são belos peixes coloridos pertencentes à ordem dos anabantoidei, são encontrados na maiorias lojas de aquarismo, suas nadadeiras são muito grandes em comparação ao corpo, estas características são devido à várias mutações genéticas que foram selecionadas pelo homem.

Sua expectativa de vida é de dois anos se tiver os cuidados básicos como ração específica para à espécie, troca parcial da água, pH neutro, temperatura em torno de 27°C e espaço adequado de 7 à 10 litros.


Ele também possui um comportamento muito agressivo, por isso já foi usado em rinhas onde infelizmente os dois peixes que brigam acabam morrendo devido aos ferimentos.

Os bettas selvagens encontrados no sudeste asiático são bem diferentes dos que nós conhecemos, eles são menores e possuem uma cor marrom desbotada com três linhas horizontais, estas cores bem menos chamativas e nadadeiras menores, são características mais adequadas para escapar de predadores.

Sua alimentação é omnívora, na natureza ele come larvas de inseto, algas e em aquário o ideal é alimentá-lo com ração específica para a espécie.

Habitat

O betta teve sua origem no sudeste asiático, onde vive em poças rasas, pântanos, arrozais e córregos entre outros, em geral ambientes com pouco oxigênio dissolvido na água.

Uma adaptação interessante sobre os bettas é que para sobreviver nestes ambientes extremos, ele além de possuir respiração branquial, também consegue captar oxigênio atmosférico na superfície da água por isso sua boca é voltada para cima, todas estas características lhe dão vantagem na competição com outras espécies de peixes.


Betta macho em um aquário

Reprodução

Aos seis meses de vida já começam a se reproduzir, sua reprodução é por fecundação externa, é o macho que faz o ninho e cuida da prole, primeiro o macho faz um ninho de bolhas na superfície depois que a fêmea põe os ovos o macho panha esses ovos e os coloca no ninho e cuida deles até à eclosão que acontece dois dias depois.

Apresentam dimorfismo sexual que fica aparente à partir dos dois meses de idade, como já foi dito os machos são coloridos com nadadeiras grandes já as fêmeas são bem mais discretas com cores menos atraentes, nadadeiras bem menores e podem ser mantidas juntas pois são menos agressivas.

  • Facebook
  • YouTube