Cascudo-Hypostomus pusarum



Nome científico: Hypostomus pusarum

Características gerais

O cascudo ou limpa-vidro é um peixe siluriforme de água doce bastante conhecido nos aquários do Brasil. É bem fácil de ser criado pois além de ser bastante robusto, ele se alimenta de detritos e algas que mancham o vidro do aquário e assim ajuda na sua limpeza.

Infelizmente muitas pessoas pessoas acabam matando seus cascudos, cometendo o erro de não darem comida à esses peixes e nem limpar o aquário achando simplesmente que ele vai comer à sujeira e ficar bem, o que é um grande engano pois mesmo sendo um peixe forte ele precisa de cuidados principalmente a troca da água e ração especializada (ração de fundo).

É um peixe encontrado em regiões neotropicais, ou seja basicamente América do Sul e América Central, gosta de viver em tocas de açudes e rios.

Possui boca arredondada que está relacionado com seu hábito alimentar, ela é usada para raspagem e sucção de substratos de superfícies como pedras e vidros de aquários de onde ele retira o material orgânico em decomposição e microalgas.


Hypostomus pusarum

Essa boca arredondada também que lhe confere habilidade de sucção usada para se prender em pedras o que é muito útil em seu habitat natural onde há correntezas, e essa habilidade impede que ele seja arrastado por elas.


CLIQUE AQUI E DEIXE SUA OPINIÃO E DICAS PARA NOVOS ARTIGO.


Outras espécies de peixes:

japonês ou kinguios

Betta splendens

TAINHA

Cascudo-Hypostomus pusarum

Tamboata (Callichthys callichthys)

carpa-comum, Cyprinus carpio

LAMBARI DE RABO VERMELHO

Traíra

Barrigudinho (Poecília reticulata)

Acará

Acará-bandeira – Pterophyllum scalare

Tilápia tailandesa

Tilapia aurea

Tilápia moçambicana

TILÁPIA DO NILO

Marobá também chamado de jeju.


Pygocentrus nattereri


  • Facebook
  • YouTube