Os ciclídeos são uma das mais incríveis famílias de peixes pertencentes a ordem dos perciformes que vivem em água doce e possuem hábitos diurnos, são encontrados principalmente na África e Américas. A maior parte das espécies vive na áfrica, onde existem vários lagos com espécies endêmicas, o Lago Vitória é um dos principais exemplos.
Preferem viver em ambientes de água parada mas também podem se adaptar a vários outros tipos de ambientes, desempenhando papéis muito importantes na manutenção do ecossistema.
Por serem muito diversificados nas cores, formas e comportamento fazem muito sucesso no aquarismo. E algumas espécies têm feito muito sucesso na aquicultura principalmente a tilápia do nilo junto com outras tilápias do gênero oreochromis.
Eles têm despertado o interesse dos cientistas devido a sua rápida e extensa radiação adaptativa o que possibilitou os ciclídeo ocuparem vários nichos e colonizarem muitas partes do mundo.
No Brasil os ciclídeos mais populares são os tucunarés, acarás e as tilápias que foram introduzidas.
Origem dos Ciclídeos
Esta incrível família é descendente de peixes de água salgada e pode ter surgido na época da Gondwana, a cerca de 130 milhões de anos antes da separação dos continentes.
E conforme foram se espalhando pelo mundo, se diversificaram em várias espécies e assim se adaptando aos mais diversos nichos existentes.
Hoje existem cerca de 3000 espécies distribuídas pela América central e do sul, sudeste da Índia, África e Madagascar.
Reprodução
Muitas espécies possuem desova parcelada ou seja desovam em diferentes períodos do ciclo reprodutivo. Geralmente os pais ou um deles cuidam da prole protegendo o os ovos e filhotes até que estes possam se proteger sozinhos.
CONHEÇA OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES:
Tamboata (Callichthys callichthys)
Barrigudinho (Poecília reticulata)
Acará-bandeira – Pterophyllum scalare
Marobá também chamado de jeju.