CICLÍDEOS

Os ciclídeos são uma das mais incríveis famílias de peixes pertencentes a ordem dos perciformes que vivem em água doce e possuem hábitos diurnos, são encontrados principalmente na África e Américas. A maior parte das espécies vive na áfrica, onde existem vários lagos com espécies endêmicas, o Lago Vitória é um dos principais exemplos.

Preferem viver em ambientes de água parada mas também podem se adaptar a vários outros tipos de ambientes, desempenhando papéis muito importantes na manutenção do ecossistema.

Por serem muito diversificados nas cores, formas e comportamento fazem muito sucesso no aquarismo. E algumas espécies têm feito muito sucesso na aquicultura principalmente a tilápia do nilo junto com outras tilápias do gênero oreochromis.

Eles têm despertado o interesse dos cientistas devido a sua rápida e extensa radiação adaptativa o que possibilitou os ciclídeo ocuparem vários nichos e colonizarem muitas partes do mundo.

No Brasil os ciclídeos mais populares são os tucunarés, acarás e as tilápias que foram introduzidas.

Origem dos Ciclídeos

Esta incrível família é descendente de peixes de água salgada e pode ter surgido na época da Gondwana, a cerca de 130 milhões de anos antes da separação dos continentes.

E conforme foram se espalhando pelo mundo, se diversificaram em várias espécies e assim se adaptando aos mais diversos nichos existentes.

Hoje existem cerca de 3000 espécies distribuídas pela América central e do sul, sudeste da Índia, África e Madagascar.

Reprodução

Muitas espécies possuem desova parcelada ou seja desovam em diferentes períodos do ciclo reprodutivo. Geralmente os pais ou um deles cuidam da prole protegendo o os ovos e filhotes até que estes possam se proteger sozinhos.

  • Facebook
  • YouTube