Características gerais
Lambari de rabo vermelho ou piaba (Astyanax fasciatus) são na verdade cerca de 86 espécies de peixes da família characidae que medem cerca de 10 cm e possuem coloração prateada no corpo e cauda vermelha e vivem em água doce, muito comum nos lagos e rios do Brasil.
O seu oportunismo, adaptabilidade e rápida reprodução são os principais fatores que lhes permitem sempre estar entre as primeiras espécies a colonizar um novo ambiente..
Reprodução
Os lambaris não praticam a piracema, a fecundação é externa e pais não cuidam dos ovos, quando os filhotes nascem estão por conta própria.
São peixes muito prolíferos que se reproduzem rapidamente com pequenos e numerosos ovos cerca de 1038 por indivíduo, que eclodem rapidamente, permitindo a rápida colonização de novos ambientes graças a este ciclo de reprodução curto.
Apresentam dimorfismo sexual, as fêmeas são maiores e os machos apresentam espículas ásperas na nadadeira anal.
Alimentação
Sua alimentação é omnívora, estes peixes comem praticamente qualquer coisa como planta aquáticas, pequenos animais, detritos e também são necrófagos, e em cativeiro aceitam muito bem alimento artificial. São consumidores primário, secundário e terciário ocupando assim todos os níveis tróficos .
Importância ecológica dos lambaris de rabo vermelho
O lambari é muito importante para o ecossistema pois serve de alimento para muitas espécies piscívoras como a traíra, são indicadores de qualidade da água pois são muito sensíveis a mudanças em seu ambiente, e como se alimentam de sementes são importantes dispersores destas nas matas ciliares, papel importantíssimo em ambientes lênticos onde não há correnteza para carregar as sementes.
Lambaris na aquicultura
Na aquicultura o lambari têm se mostrado uma espécie promissora e extremamente viável devido ao fato de resistir a mudanças de temperatura e rápido crescimento,baixo investimento, possui ciclo de reprodução rápido .
Têm sido usado como alimento para criadores de traíras, isca viva, alimento para as pessoas, industrializado na forma de conserva.
É de fácil manejo e boa aceitação do mercado, mas ainda é pouco conhecido na piscicultura se comparado a tilápia do nilo, o que é uma pena pois a tilápia é uma espécie invasora enquanto o lambari é nativo e não representa risco caso escapem para a natureza.
Outras espécies de peixes:
Tamboata (Callichthys callichthys)
Barrigudinho (Poecília reticulata)
Acará-bandeira – Pterophyllum scalare
Marobá também chamado de jeju.