LAMBARI DE RABO VERMELHO



Características gerais

Lambari de rabo vermelho ou piaba (Astyanax fasciatus) são na verdade cerca de 86 espécies de peixes da família characidae que medem cerca de 10 cm e possuem coloração prateada no corpo e cauda vermelha e vivem em água doce, muito comum nos lagos e rios do Brasil.

O seu oportunismo, adaptabilidade e rápida reprodução são os principais fatores que lhes permitem sempre estar entre as primeiras espécies a colonizar um novo ambiente..

Reprodução

Os lambaris não praticam a piracema, a fecundação é externa e pais não cuidam dos ovos, quando os filhotes nascem estão por conta própria.

São peixes muito prolíferos que se reproduzem rapidamente com pequenos e numerosos ovos cerca de 1038 por indivíduo, que eclodem rapidamente, permitindo a rápida colonização de novos ambientes graças a este ciclo de reprodução curto.

Apresentam dimorfismo sexual, as fêmeas são maiores e os machos apresentam espículas ásperas na nadadeira anal.

Alimentação

Sua alimentação é omnívora, estes peixes comem praticamente qualquer coisa como planta aquáticas, pequenos animais, detritos e também são necrófagos, e em cativeiro aceitam muito bem alimento artificial. São consumidores primário, secundário e terciário ocupando assim todos os níveis tróficos .

Importância ecológica dos lambaris de rabo vermelho

O lambari é muito importante para o ecossistema pois serve de alimento para muitas espécies piscívoras como a traíra, são indicadores de qualidade da água pois são muito sensíveis a mudanças em seu ambiente, e como se alimentam de sementes são importantes dispersores destas nas matas ciliares, papel importantíssimo em ambientes lênticos onde não há correnteza para carregar as sementes.

Lambaris na aquicultura

Na aquicultura o lambari têm se mostrado uma espécie promissora e extremamente viável devido ao fato de resistir a mudanças de temperatura e rápido crescimento,baixo investimento, possui ciclo de reprodução rápido .

Têm sido usado como alimento para criadores de traíras, isca viva, alimento para as pessoas, industrializado na forma de conserva.

É de fácil manejo e boa aceitação do mercado, mas ainda é pouco conhecido na piscicultura se comparado a tilápia do nilo, o que é uma pena pois a tilápia é uma espécie invasora enquanto o lambari é nativo e não representa risco caso escapem para a natureza.

  • Facebook
  • YouTube