Platy - Xiphophorus maculatus


Platy - Xiphophorus maculatus

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Osteichthyes

Ordem: Cyprinodontiformes

Família: Poeciliidae

Género: Xiphophorus

Espécie: X. maculatus

Nome científico: Xiphophorus maculatus


ETIMOLOGIa

O nome Xiphophorus significa portador de espada, xifós = espada e pherein = carregar.


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E COMPORTAMENTAIS

São peixes pequenos e dóceis que podem atingir de 4 à 7 centímetros, e existem em uma grande diversidade de cores como laranja, branco, preto, branco,azul e amarelo.

É uma excelente espécie para iniciantes pois além de bonito é resistente e encontrado à preço barato. Como vimos ele pertence à família Poeciliidae à mesma do barrigudinho.


ALIMENTAÇÃO

Em aquário aceita bem rações em flocos, artêmias vivas ou congeladas e na natureza é um peixe onívoro que consegue comer vários alimentos como insetos, zoobentos, zooplâncton, crustáceos, vermes e algas.


REPRODUÇÃO E DIMORFISMO SEXUAL

São ovovivíparos ou seja à fêmea mantém os ovos em seu oviduto até o nascimento onde nascem cerca de 20 à 80 juvenis com 3 à 4 milímetros. São muito prolíferos pois sua reprodução é fácil.

Apresentam dimorfismo sexual acentuado, os machos são menores que as fêmeas e possuem gonopódio usado para transferir esperma para à fêmea.

As fêmeas são capazes de armazenar e nutrir o esperma do macho, logo elas estão em um processo contínuo de maturação ovocitária.

Atingem a maturação sexual à partir da quinta semana de vida. O período de desova da fêmea é de 26 à 29 dias, não ocorrendo cuidado parental dos filhotes e logo que nascem estão por conta própria.

Platy

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E HABITAT

Seus representantes selvagens são encontrados nas bacias hidrográficas da América do Norte e Central onde habitam preferencialmente riachos e pântanos.

Vive em regiões de clima quente e úmido, as margens de águas lênticas e alcalinas com fundo arenoso.


Xiphophorus maculatus

AQUÁRIO

É muito procurado nas lojas pela sua grande popularidade comparável à do guppy. Pode viver cerca de 4 anos no aquário.

É conveniente que a água tenha os seguintes parâmetros de qualidade: temperatura entre 18 a 25°C, que seja salobra com 5g de NaCl/L e pH 7,4.

Ter esconderijos para os filhotes também é muito útil pois impede que eles sejam devorados pelos adultos, estes esconderijos podem ser comprados na loja, ou simplesmente você pode colocar plantas em seu aquário que os filhotes instintivamente se esconderam lá.

Convivem pacificamente com outros peixes, por isso são bastante usados em aquários comunitários podendo gerar filhotes híbridos cruzando com peixes da mesma família (poecilia), como o molinésia e espada.

  • Facebook
  • YouTube