TAINHA

Nome científico: Mugil cephalus Linnaeus, 1758

Outros nomes: parati, curimã, caíca

Taxonomia

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Actinopterygii

Ordem: Mugiliformes

Família: Mugilidae

Características gerais

As principais características da tainha são formato do corpo roliço e estrutura bastante robusta, cabeça larga e achatada, coloração acinzentada, boca pequena e lábios finos.

A tainha é um peixe dividido em 20 gêneros e 70 espécies, a maior parte delas mede entre 20 cm mas podem chegar aos 120 cm.

São muito dinâmicas e conseguem ocupar diferentes tipos de ambientes em regiões costeiras de água doce e salgada de climas tropicais e subtropicais onde as temperaturas são superiores a 18° no verão, por isso é muito difundida em várias partes do mundo, algumas foram introduzidas em áreas onde não ocorrem naturalmente.

Sua alimentação é diurna e essencialmente herbívora, elas se alimentam durante o dia de algas, detritos, zooplânctons e organismos bentônicos.

Reprodução

Sua época de desova é entre os meses de maio e julho, e os indivíduos desovam de uma só vez durante este período anual de desova, mas esse período de desova pode variar segundo a espécie e região.

Seus valores de fecundidade são relativamente elevados e indivíduos mais compridos têm maiores valores de fecundidade. Um fato interessante é que foi sugerido que esta espécie possa apresentar hermafroditismo protândrico.

Alguns grupos passam toda sua vida no mar, mas os que vivem em rios e estuário precisam fazer a migração da água doce para o mar para desovarem. A maior parte da desova ocorre em água com temperatura entre 20° e 26°C.

  • Facebook
  • YouTube