Tilápia tailandesa



Nome científico: Oreochromis niloticus Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Actinopterygii

Ordem: Cichliformes

Família: Cichlidae

Gênero: Oreochromis

É um peixe de origem africana, que na verdade trata-se da conhecida tilápia do nilo porém de uma linhagem diferente, que se chama chitralada, que foi criada no Japão e melhorada na Tailândia no palácio real de chitrada.

No Brasil esta linhagem de tilápia foi introduzida em 1996 e apresentou ótimo desempenho na aquicultura.

Por ter um bom rendimento econômico e ser bastante saborosa, com moderado teor de gordura esta espécie foi conquistando o mercado brasileiro e em 2002 as tilápias não só da linhagem chitralada já eram 38% da produção na aquicultura brasileira, o que foi uma grande reviravolta pois antes era apenas uma espécie invasora que destruía a ictiofauna local.


CULTIVO

A tilápia tailandesa assim como outras espécies de tilápia prefere climas tropicais e águas quentes, logo fica difícil de criá-las em lugares de clima frio. Por esse motivo na região sudeste do Brasil elas só são cultivadas em tanques rede no verão ou outono.

São alimentadas com ração ou é feita a adubação da água para que haja o crescimento do fitoplâncton e zooplâncton dos quais elas se alimentam.

ALIMENTAÇÃO

Assim como as outras espécies de tilápias ela é onívora e se alimenta de de quase qualquer coisa como algas, insetos, vermes, fitoplânctons, zooplânctons e aceitam muito bem a ração na piscicultura.

  • Facebook
  • YouTube