Tilapia aurea



Nomes comuns: Tilápia azul, Tilápia aurea

Nome científico: oreochromis aureus origem: continente africano

Suas principais características são bastante parecidas com as da tilápia do nilo, possui listras verticais e uma coloração cinza-azulada, o formato do corpo é muito semelhante a tilápia do nilo logo fica difícil para um leigo distingui-las.

A tilápia azul é um ciclídeo encontrado originalmente na áfrica que foi introduzido em várias outras partes do mundo. Das 112 espécies e subespécies de tilápia a tilápia azul, tilápia do nilo e a tilápia de moçambique são as três espécies mais cultivadas no mundo. Destas três espécies ainda obtiveram-se os híbridos e o mais conhecido de todos é a tilápia vermelha

Sua principal fonte de alimento são plânctons mas como ela é onívora se alimenta de quase qualquer coisa.

HIBRIDIZAÇÃO DA TILÁPIA AUREA

Na piscicultura os machos da tilápia são os mais adequados principalmente por que crescem mais rápido que as fêmeas, então foram desenvolvidas técnicas para obtenção de machos e uma delas é a hibridização.

A hibridização consiste basicamente de cruzar a fêmea da tilápia do nilo ou tilápia de moçambique com o macho da tilápia azul ou da tilápia de zanzibar.

Esta técnica vem sendo substituída pela reversão hormonal que é bem mais eficiente pois evita problemas como incompatibilidade entre as espécies e influência de fatores ambientais.

  • Facebook
  • YouTube